quinta-feira, 19 de março de 2015

CRECHE E FAMÍLIA...

Descobrindo novos sabores!!


Hoje Francisco chegou à sala com uma novidade “Cláudia eu tomei suco do Hulk na minha casa, ele é bem verdinho e gostoso”. Em seguida sentamos na roda para ouvir o que Francisco tinha para contar: “No suco do Hulk minha mãe coloca uma folhinha verde é bem gostoso”. Escrevemos um bilhete na agenda de Francisco solicitando a mãe a receita do suco do Hulk.


No outro dia veio a resposta escrita na agenda e na roda fizemos a leitura e descobrimos todos os ingredientes e como o suco é preparado.



Agora é só comprar os ingredientes e fazer o suco”, comenta Bruno feliz da vida. Com todos os ingredientes em mãos fomos preparar o suco do Hulk, nomeando cada ingrediente e os objetos necessários para o preparo. Brincamos com as cores, formas, quantidade, tamanho, peso e sabores dos ingredientes e descobrimos que a mistura deles no liquidificador resulta num delicioso e saudável suco verde do Hulk.









PROFESSORAS : CLAUDIA ROSA BATISTA
MILDA FERNANDES
ALICE SCHULLER MORI
ROSIANE DA S. MEDEIROS.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL : FAMÍLIA DO FRANCISCO

terça-feira, 17 de março de 2015

ARTE...

“Corpo e Parede”
A Criança e a Linguagem da Pintura


Partimos de uma compreensão que o ser da criança precisa ser alimentado com coisas boas, isto por meio de situações educacional-pedagógicas que desacomodem o pensar e o fazer a prática da docência. A linguagem da pintura é uma excelente oportunidade para as crianças viverem experiências significativas e de livre expressão para a sua constituição humana e a livre produção da cultura infantil.


Quem está nas instituições de educação infantil acompanha que em muitos casos o ”ser da arte encontra-se no porão” (OSTETTO, 2014), seja de crianças ou de adultos. Ele fica preso no subsolo das percepções, sensações e experiências. As propostas curriculares ainda não contemplam suficientemente as dimensões da arte no cotidiano diário. A arte em muitas situações aparece para decorar lembrancinhas, confeccionar enfeites para portas, paredes e tetos, ou quando não, preencher o tempo após alguma atividade considerada cognitiva. Percebemos que falta uma reflexão consistente sobre a arte como experimentação do mundo e da cultural.


Há tempos venho pensando sobre o desafio que temos em compreender como são reconstruídas, reelaboradas e expressas as representações e simbolizações das crianças, mesmo as de zero a três anos, quando nos deixamos ser preenchidos pela leveza da criação e imaginação. Isto nos faz pensar e propor outras formas de trabalhar com a arte junto às crianças pequenas.

Há que se construir nas práticas o exercício de ouvir, ver, perceber e sentir, suspendendo o automatismo das ações e cultivando a atenção às minúcias da vida cotidiana. A arte sendo vivida e permitida com nitidez e extrapolando os modos convencionais, é experimentada com o corpo inteiro e vai além das evidências explícitas pela racionalização.  






A arte é portadora do inédito. Possibilita o extraordinário no decorrer da vida cotidiana. Inaugura novas formas de perceber e produzir o mundo e a si mesmo. Ajuda a reinventar o currículo e a narrar a vida com força motivadora para avançarmos em um outro mundo possível: com mais alegria, com mais colorido, com mais sutileza e com mais riso.
Texto Professor Dr. Altino José Martins Filho
Proposta Desenvolvida com o Grupo III
Professoras Andrea Christianne Botter e Andréia Cristina Rodrigues; Professor Altino José Martins Filho.


segunda-feira, 2 de março de 2015

Reunião com as famílias...

Saint-Exupery disse:

"Foi o tempo que perdestes com tua rosa 
que fez tua rosa tão importante."

E eu digo que é o tempo que ganhamos com  cada filho

que faz cada filho tão importante.

Porque tempo gasto com filhos é tempo ganho,aproveitado, vivido.

Assim aproveite cada momento com seu filho, pois o tempo passa
mas as lembranças permanecem.

Obrigado a todos pela presença!

Primeira reunião com as famílias
2015